Pages

1 de abril de 2013

Paradas de Sucessos 7: Top 10 1993



Você que acompanhou o Top 10 de 1995 e o Top 10 de 1999 já sabe que a década de 90 foi a era de ouro do brega Pagode, do Sertanejo e das músicas românticas. Por isso, em 1993, enquanto a Eritreia se tornava independente, nosso top 10 se enchia de músicas maravilhosas que dão gosto de lembrar!




Clique para ler o post completo e divirta-se com o texto... ou não! Afinal, o que fazer se eu tenho só palavras - e gifs - pra conquistar você?


10. O MAIS BELO DOS BELOS (A VERDADE DO ILÊ)

Daniela Mercury

O Mais Belo dos Belos (A Verdade do Ilê)/O Charme da Liberdade by Daniela Mercury on Grooveshark
A diva Daniela Mercury, eleita por nós a Madonna brasileira, defende nesta música o mais antigo bloco do carnaval de Salvador, o Ilê Aiyê, que luta pela valorização da cultura afrodescendente. Está no CD O Canto da Cidade, álbum de grande sucesso da diva que vendeu mais de dois milhões de exemplares, sendo eleito o álbum mais importante da música brasileira dos anos 90.
Bjs, recalque!

9. PALAVRAS (WORDS)

Chitãozinho e Xororó with The Bee Gees

palavras by Chitãozinho & Xororó on Grooveshark
O desabrochar (huashea sempre quis usar esta expressão breguíssima aqui) de tantas duplas sertanejas culminou com a criação de um especial de televisão com as duplas de maior sucesso, o AMIGOS. Assim, nos finais de ano da década tínhamos especiais do Roberto Carlos + Especiais sertanejos, era muita felicidade junta! Com tanta concorrência, era preciso inovar para se destacar, como fizeram Chitãozinho e Xororó, os pioneiros nas parcerias internacionais, gravando no ano de 1993 esta parceria com Bee Gees.
Sem legenda, pra vc apreciar cabelos e figurinos
Lembrando que esta parceria gerou frutos, e no final da década de 90 tínhamos os filhos do Xororó gravando este pout-pourri breguíssimo das músicas do Bee Gees.

8. RHYTHM IS A DANCER

Snap!

Rhythm Is A Dancer by Snap on Grooveshark

Este hino do Streaptease e dos GoGoDancers tem até um rap pelo meio! O clipe é meio high-tec/
psicodélico, com power rangers dançarinos de macacão colado por toda a parte. Adivinha por que a música fez sucesso no Brasil? Acertou quem pensou em NOVELA. A música fez parte da trilha da novela De Corpo e Alma, exibida no ano anterior.
E, sim! Este é o Eriosvaldo Johnson

7. ALL THAT SHE WANTS

Este outro hit já foi citado neste post aqui. O que nem todo mundo sabe é que Britney Spears estragou regravou a música em 2008, remixada e com alterações na letra.
Igualzin...

6. LÔRABURRA

Gabriel O Pensador

Nunca se vendeu tanta água oxigenada como nos anos 90. Das dançarinas de swinguera às apresentadoras de programas infantis, a loirice dominava. Diante desta moda, o rapper Gabriel, O Pensador compôs Loraburra, criticando as loiras ocas da sociedade (bjs Cleycianne!) com os versos:

"Conhecemos facilmente esse tipo de perua
Bundinha empinada pra mostrar que é bonita
E a cabeça parafinada pra ficar igual paquita"

Novamente "PFVR, HOMENAGEADA"

E mais direto ainda...

"A sua filosofia é ser bonita e gostosa
Fora disso é uma sebosa tapada e preconceituosa
Seus lindos peitos não merecem respeito
Marionetes alienadas, vocês não têm jeito"

"Achei ofensivo, apaga"

5. WHAT'S UP

4 Non Blondes

Whats Up by 4 Non Blondes on Grooveshark
Em contrapartida, uma banda formada por 4 não-loiras fez muito sucesso naquele ano. As 4 Non blondes estouraram com o single What's up, ganharam esta maravilhosa versão em português do Vinny e... nunca mais foram vistas na história da humanidade. Exceto pela vocalista Linda Perry, que deu um pé na bunda do grupo (a tempo), julgando-o muito pop. Hoje em dia, atua como produtora musical da loiríssima CANTORA POP Christina Aguilera. Inclusive, foi ela quem compôs Beautiful, música de maior sucesso de Xtina.

Parece que alguém anda preferindo as loiras, ultimamente...

4. TÔ LEGAL

E o pagode da vez veio do Grupo Raça, famoso pela música "Ela e o namorado dela". E se você está aí pensando como foi que este grupo chegou às paradas de sucesso com esses nomes maravilhosos, saiba que recentemente o vlogueiro hipster PC Siqueira declarou que ouve o grupo Raça, e aí, ONDE ESTÁ SEU DEUS AGORA?

Tô legal, apesar disso tudo eu tô legal

3. DREAMLOVER

Mariah Carey

Dreamlover by Mariah Carey on Grooveshark
Mariah gravou um clipe na flor da idade correndo pelos campos floridos com seus amigos jovens e emplacou o terceiro lugar no Brasil em 1993. Por quê? Não sei e tive preguiça de pesquisar, mas talvez seja por esta façanha:

Achei o Wally, gente!

2. QUE SE CHAMA AMOR

Só Pra Contrariar

Que Se Chama Amor by Só Pra Contrariar on Grooveshark
Mais pagode pra lista! Nesta música, cujo clipe já foi analisado aqui, o SPC define o amor como uma coisa que machuca tanto, uma dor que tomou conta do ser dia a dia, pouco a pouco, ou melhor:
Clique aqui  para mais destas pérolas de sabedoria!

1. I WILL ALWAYS LOVE YOU

Whitney Houston


E a música mais brega da história foi originalmente composta por Dolly Parton em 1973, mas fez sucesso mesmo com a diva Whitney Houston, que levou a marca da música até sua morte, no ano passado (sdds). Graças a ela, I Will Always Love You anima casamentos, formaturas e quermesses até hoje, fazendo a felicidade dos calouros do Raul Gil (sério, gente... tem infinitos vídeos de calouros cantando esta música no youtube) e das tiazonas em geral, que não resistem ao refrão e saem por aí cantando junto: ENDOOOOOIOOOOOO iiilooueeeis LOVIÚÚÚúúúúújuhdhgi cof cof cof...

Não só tiazonas, como crianças lindíssimas tb...

E como todas as coisas que fazem sucesso no mundo ganham uma cópia brasileira malfeita, temos também a versão magnífica de Sandy e Junior, que nos proporciona versos como estes:

Sei lá, se talvez me ouviu, 
Ou sei lá
Talvez nem viu, 
Ou sei lá
Uma vez me ouviu
Sei lá se talvez nem viu
Se talvez me ouviu
Só uma vez:
Me ouviu

___________________________________________________________________________________________________
1993, SAUDADES DE VOCÊ, DOS CALOUROS DO RAUL GIL E DA ERITREIA INDEPENDENTE!

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
    muito bom Fernanda!!!!
    é deprimente pensar que conheço TODAS essas músicas!!!
    kkkk
    mas a melhor referência foi a do Wally!!!
    ri litros!!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fala sério, essa versão do Sandy & Júnior... Poxa, muita poesia... Essa dupla é a melhor da história! Deixe-me absorver estes lindos versos, para que aí sim possa fazer um comentário decente.
    Por ora, adorei o post, muito bom!

    ResponderExcluir
  3. A Dani Mercury arrasou e o G. Pensador causou.

    ResponderExcluir
  4. Sempre falo aqui. As postagens sempre arrazam aqui. Daniela Mercury é demais adoro as musicas delas. Não gostava dela, mas agora ela é demais. Gabriel o Pensador e a Whitney é linda e o o cantor está no topo da minha playlist.

    ResponderExcluir